Aprenda como fazer a troca de titularidade Cemig

8 de maio de 2023
troca de titularidade cemig

A troca de titularidade Cemig acontece por uma série de motivos. Por exemplo: ao comprar o imóvel de outra pessoa, você precisa passar a sua conta de luz (entre outras) para o seu nome. E isso acontece por meio do Cemig Atende ou de outro canal de atendimento com a concessionária de energia de Minas Gerais.

Mas como fazer isso? É possível aprender como mudar o nome da conta de luz pela internet ou por outros canais. Isso, com a Cemig, mas pode variar entre empresas.

Neste post, especificamente, vamos mostrar todos os meios que a organização oferece. Então, acompanhe os tópicos abaixo e aprenda conosco como fazer a troca de titularidade Cemig!

Entenda a importância da titularidade da conta de luz

A conta de luz no seu nome é importante porque serve de documentação para você ter um comprovante de residência à mão.

Além disso, a despesa é registrada no nome do titular da conta. Imagine, então, que você não fez a troca de titularidade Cemig e outra pessoa — responsável pelo pagamento — ficou inadimplente. Como é o seu nome no documento, sabe quem é que pode ficar com o nome sujo nos birôs de crédito?

Então, é fundamental ter as suas devidas contas em seu nome. Assim como você tem que cuidar para que o seu próprio nome não conste nas despesas de outras pessoas.

A boa notícia, nisso tudo, é que o processo de troca de titularidade na Cemig acontece sem grandes burocracias e em tempo ágil, como veremos adiante neste texto.

Como faço para mudar a titularidade da conta de luz Cemig? Passo a passo

O passo a passo para mudar a titularidade da sua conta de luz é simples, seja comparecendo a um posto da Cemig ou realizando o processo pela internet.

Em ambos os casos, você precisa:

  • manifestar o interesse em mudar a titularidade da conta de luz Cemig;
  • aceitar as condições do termo;
  • fornecer a documentação solicitada.

Seguindo, a empresa vai analisar o caso e dar o seu parecer dentro do prazo estipulado.

Em quais canais posso fazer a troca de titularidade?

Além da Cemig Atende, você tem a opção de fazer a troca de titularidade da conta de luz nas agências físicas da empresa. Só vale lembrar que o serviço realizado presencialmente pode levar mais tempo, considerando:

  • tempo de fila;
  • eventual necessidade de regressar ao posto em outra data para a conclusão do serviço.

A opção de realizar a troca de titularidade da conta Cemig — entre on-line e presencialmente — é exclusivamente pessoal. Mas vale considerar os benefícios e conveniências de cada opção, não é mesmo?

Em quais canais posso fazer a troca de titularidade?

Como fazer a troca de titularidade no CEMIG Atende?

Você já usou o Cemig Atende? É um dos canais de atendimento mais versáteis da empresa. E é, também, um dos meios mais fáceis para mudar a titularidade da conta de luz Cemig.

Entenda, a seguir, como funciona todo o processo com o nosso passo a passo simplificado:

  • faça login no Cemig Atende — registre-se, primeiro, caso ainda não possua conta na plataforma;
  • selecione a opção “Troca de Titularidade”;
  • leia o “Termo de Adesão” e, em seguida, clique em aceitar;
  • siga as instruções da tela, fornecendo os dados solicitados, como o número de instalação (você pode encontrá-lo na sua conta de luz da Cemig);
  • preencha o formulário;
  • encaminhe a documentação solicitada.

Simples assim. Depois, você só precisa aguardar pelo prazo estipulado de análise e troca de titularidade da Cemig.

Quais são os documentos necessários?

A documentação para efetuar a troca de titularidade Cemig depende se você é pessoa física ou pessoa jurídica.

Para pessoa física, você vai precisar de um documento oficial com foto, como CPF ou RG. O RANI é necessário para indígenas. 

Enquanto isso, pessoas jurídicas devem apresentar o Contrato Social da empresa além da documentação do seu representante legal, além de:

  • Declaração de Carga Instalada;
  • Comprovação de Atividade Específica;
  • Geração Distribuída, caso ocorra a modalidade compartilhada de energia;
  • documentos de posse do imóvel.

Quem pode solicitar a troca de titularidade?

A princípio, a troca de titularidade da conta de luz pode ser solicitada apenas pelo responsável pelo imóvel. Contudo, ele tem o direito de acionar um representante legal, se for do seu interesse.

Nesses casos, a procuração em nome do responsável é necessária.

Em quanto tempo a CEMIG faz a troca?

Caso você tenha solicitado a troca de titularidade de uma conta de luz Cemig, e a documentação esteja correta, o processo é finalizado pela empresa entre 2 e 7 dias úteis.

Agora, se tiver alguma inconsistência, a Cemig vai entrar em contato para que as devidas correções sejam realizadas pelo solicitante — você, no caso.

Em quanto tempo a CEMIG faz a troca?

Só vale lembrar que a troca de titularidade é importantíssima. E, na ocasião de você ter mudado recentemente de endereço, faça o processo o quanto antes para evitar qualquer tipo de imprevisto.

E se você estiver em busca de mais conveniência e economia na sua conta de eletricidade, nós podemos ajudar.

A Maya Energy tem um serviço de assinatura de energia solar no qual você não precisa instalar nenhum sistema fotovoltaico para obter energia gerada por painéis solares.

E, tudo isso, ao custo de uma mensalidade que ajuda a tornar a sua conta de luz menos custosa. 

Quer saber mais? Clique aqui e conheça a assinatura de energia solar da Maya Energy!

Conclusão

Mostramos que a troca de titularidade Cemig não é difícil e tampouco burocrática. São passos simples e cujo processo pode ser resolvido em até 7 dias úteis.

Também destacamos os diferenciais de um serviço de assinatura de energia solar. Portanto, o que pode colocar o seu imóvel e consumo de energia elétrica em contato com uma fonte renovável e econômica, colhendo todos os benefícios da energia solar.

Fale conosco, caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto!