Religamento Cemig: saiba como solicitar o religamento de energia

22 de maio de 2023
religamento cemig

O religamento da Cemig é um serviço que tem o objetivo de reconectar uma propriedade à rede elétrica sob responsabilidade da empresa.

Isso pode acontecer, inclusive, por diversos motivos — desde a falta de pagamento à interrupção solicitada pelo cliente. E serviços como o Cemig Atende, entre outros, podem ser usados para religar a rede elétrica.

Mas como funciona? Ao longo deste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para que o religamento da Cemig ocorra no prazo e sem imprevistos. Confira!

Precisa fazer religação? Saiba mais

Você, que nunca passou por uma situação dessas, pode estar se perguntando quando que a religação de energia pode ser necessária. Isso acontece, por exemplo, quando:

  • o serviço foi suspenso porque o consumidor não pagou a conta de luz em dia;
  • o próprio cliente solicitou a interrupção do fornecimento de energia elétrica;
  • um reparo (previsto ou não) foi realizado na rede.

Outros casos podem exigir essa necessidade, e é importante compreender quais são. Afinal, a Cemig tem um meio ágil e preciso de resolução para cada tipo de ocorrência.

Assim se o religamento da Cemig ocorrer após a regularização do pagamento de contas, use um dos canais da empresa (presencial, telefônico ou Cemig Atende).

Para solicitar um reparo na fonte de alimentação, ligue para 116.

Já se o motivo for a alteração de titularidade da Cemig, o processo já é feito ao longo da própria mudança de titulares.

Prazo de religação

O religamento da Cemig segue algumas especificidades que você deve saber para evitar transtornos — para si e para os profissionais da empresa.

Uma vez solicitada a religação pela Cemig, a empresa exige livre acesso à unidade consumidora e ao padrão energético do imóvel.

Para os profissionais da empresa, é muito mais fácil se a propriedade tiver uma identificação clara, e há pontos específicos a serem considerados nesse caso. Em primeiro lugar, um profissional qualificado deve ter construído o padrão de energia de acordo com a Norma de Distribuição (ND) 5.1, que pode ser encontrada no site da Cemig.

Portanto, fique atento também a isso: o cliente recebe a primeira visita gratuitamente. No entanto, a Cemig poderá cobrar uma taxa caso ele não consiga fazer a religação (por qualquer motivo) durante essa visita e seja necessário fazer uma nova solicitação (os valores serão cobrados diretamente na conta de luz posteriormente).

Além disso, a Cemig trabalha com prazos específicos de religação, sendo:

  • de até 24 horas, na área urbana;
  • de até 48 horas, na área rural.

Atenção aos dias solicitados! O serviço de religação da Cemig só respeita os prazos acima quando acionado em dias úteis, entre 8h e 18h. Se esse período for ultrapassado, o atendimento só ocorrerá a partir das 8h do dia útil seguinte.

Se a religação da Cemig estiver relacionada a um serviço de mudança de titularidade, também há prazos que devem ser observados.

  • Prazo de até 5 dias úteis para clientes de Baixa Tensão;
  • Até 10 dias para clientes de Média Tensão;
  • Prazo de até 15 dias para clientes de Alta Tensão.
Como encontrar uma agência para solicitar religação Cemig

Como encontrar uma agência para solicitar religação Cemig?

A Cemig é uma empresa presente em todo o estado de Minas Gerais.

Clique aqui para ser redirecionado ao site da empresa e encontrar o endereço mais conveniente para suas necessidades, caso esteja procurando uma filial física para atendimento presencial.

Como solicitar religação de luz na Cemig: passo a passo

A seguir, explicaremos como funciona cada um dos canais de religação da Cemig, conforme destacamos acima.

  • Cemig Atende: acesse o site, faça seu login e selecione a opção “Religação”, seguindo as orientações da tela;
  • O aplicativo da Cemig, disponível para Android e iOS, permite a reconexão da mesma forma que acima. Basta inserir seus dados e seguir as instruções na tela.
  • WhatsApp: envie uma mensagem para o (31) 3506-1160 e digite 5 para acionar a opção “Religação”;
  • Disque a opção 5 no 116 para solicitar a reconexão da Cemig e obter assistência telefônica automática.

Padrão de entrada de energia elétrica

Desde já, um eletricista deve ter instalado o padrão de entrada de eletricidade, conforme mencionado. Além disso, a instalação deve estar em conformidade com o Padrão de Distribuição (ND) 5.1.

Para que a reconexão ocorra sem nenhum problema imprevisto e você tenha eletricidade o mais rápido possível em sua propriedade.

Regularização da instalação antes da mudança

Evite transtornos. Tenha a documentação em mãos e solicite o religamento da Cemig com antecedência, sempre respeitando os prazos.

Com isso, você não vai enfrentar dificuldades para estabelecer (ou restabelecer) esse serviço vital na sua propriedade.

Planejar melhor com uma mudança de propriedade resulta em menos problemas.

Regularização da instalação antes da mudança

Você sabia que, ao conhecer o serviço de energia por assinatura da Maya Energy, você tem a opção de economizar muito na sua conta de luz e também ter menos problemas? Esse serviço fornece energia proveniente de painéis de energia solar.

Clique aqui e conheça todos os planos que temos disponíveis e economize mensalmente

Conclusão

Assim, a reconexão da Cemig, um serviço que oferece a oportunidade de reconectar a propriedade à rede elétrica.

Por fim, esse serviço acontece em situações específicas, mas é mais comum ocorrer quando há mudança de titularidade do imóvel ou na quitação de dívidas com a Cemig.

Você já sabe como reconectar o serviço de energia, mas nós também temos uma solução para você. Portanto, clique aqui e descubra como um serviço de energia por assinatura pode tornar sua vida mais conveniente, econômica e sustentável!