Consumo consciente de energia: importância, benefício e dicas

6 de junho de 2023
consumo consciente de energia

A conta de luz vem chegando até você cada vez mais cara? Então, que tal experimentar o consumo consciente de energia?

Com o tempo, você pode perceber que as boas práticas, nesse sentido, ajudam a reduzir os custos com esse tipo de recurso. Mas o uso consciente de energia elétrica vai muito além disso. Existem outras vantagens em adotar esse processo, no dia a dia, e a gente vai explicar tudinho para você.

Então, acompanhe a gente ao longo desta leitura, porque vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito do consumo consciente e sustentável de energia!

Importância do consumo consciente de energia

Que tal começarmos pelo conceito do consumo consciente? É bem simples de entender, inclusive: trata-se das boas práticas aplicadas para reduzir o desperdício de energia elétrica e, assim, otimizar a relação com esse tipo de recurso.

E embora a redução na conta de luz seja uma consequência mais do que bem-vinda, a consciência em torno do seu consumo tem aplicações que se estendem para outras camadas de nossa sociedade. Uma delas, inclusive, é o aspecto sustentável da coisa.

Com uma reflexão mais profunda sobre o assunto, o consumo consciente de energia também vai além do seu CEP, já que as suas decisões afetam toda a cadeia produtiva da sua sociedade. Quer alguns exemplos? Entenda quais atitudes giram em torno da ideia de consumo consciente:

  • redução do lixo produzido;
  • avaliação consciente do tipo de produto adquirido (menos plástico, por exemplo);
  • consciência sobre o ciclo de vida de diferentes materiais com relação às mercadorias que você utiliza;
  • utilização de produtos ecológicos;
  • menos desperdício de energia elétrica;
  • uso de energia verde.

Principais benefícios do consumo consciente de energia

Com base nas ações que citamos acima, deve ter ficado mais clara a ideia sobre o que é o consumo consciente de energia — mas, especialmente, do consumo consciente em si, certo?

Mas quais são os benefícios dessa prática? A seguir, separamos os principais para você conhecer e obtê-los na sua rotina:

  • menos acúmulo de resíduos e materiais que podem ser corretamente descartados;
  • constituição de um ambiente mais saudável e sustentável;
  • redução das compras por impulso por meio da conscientização do ciclo de vida dos produtos;
  • redução de custos e despesas no seu dia a dia;
  • contribuição com o seu meio e entorno por meio de boas práticas sociais e ambientais.

Até podemos reforçar a importância disso tudo: economizar na conta de luz é bom? É, e muito! Mas é inegável que esse tipo de conscientização exerce um poder de influência continuamente maior e que pode contagiar mais pessoas a fazerem o mesmo.

E toda a natureza e a sociedade se beneficiam disso, igualmente.

Leia também: saiba tudo sobre o Cemig Atende

consumo consciente de energia
close up photography of light bulb

5 dicas para consumo consciente de energia: confira

Por onde começar, então, a praticar o consumo consciente de energia? A seguir, separamos 5 dicas fundamentais para você aplicar em sua rotina!

1. Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED

Você já deve saber que as lâmpadas de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as alternativas fluorescentes, certo?

Portanto, esse é um trunfo e tanto que você pode aplicar nas luminárias de sua residência. A redução na conta de luz vai ser imediata e você vai ter opções mais sustentáveis para cuidar da iluminação da sua casa ou apartamento.

Leia também: como funciona o religamento de energia Cemig

2. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso

Vai viajar ou se ausentar por um período mais longo de sua residência? Então, tire os aparelhos eletrônicos da tomada. Afinal de contas, mesmo quando não estão em uso, mas conectados, eles permanecem consumindo energia elétrica.

E se você não vai usá-los, por que, então, mantê-los na tomada? Seu orçamento mensal vai agradecer, pode ter certeza disso.

3. Descarte o lixo corretamente

Como destacamos, o descarte correto de lixo também contribui para um consumo consciente. Afinal, tudo o que você adquire, consome e descarta passa por outros processos e tem a sua parcela de impacto em toda a cadeia produtiva.

Mas, de imediato, esse tipo de ação afeta diretamente a sua relação com soluções sustentáveis no dia a dia, sendo que o reflexo energético ocorre indiretamente.

Saiba mais: como fazer a troca de titularidade Cemig

4. Planeje bem as suas compras para fazer um consumo consciente

Mais materiais recicláveis e, ainda, assim, menos consumo de produtos que demandam variados processos de descarte. Com mais consciência sobre o impacto da sua relação com as mercadorias adquiridas no cotidiano você tende a consumir menos.

E sabe qual é uma consequência direta disso? Você, naturalmente, começa a economizar mais, ao longo de cada mês, e passa a ter uma relação mais saudável com a sua própria renda.

5. Invista em energia verde

Essa é uma das principais dicas que podemos compartilhar para praticar, definitivamente, o consumo consciente de energia: invista em energia verde.

Sabe do que estamos falando? É, basicamente, tudo aquilo relacionado com o uso de energia oriunda de fontes renováveis, como:

  • energia solar;
  • energia eólica;
  • biomassa.

Entre outras. E o primeiro item da lista acima é um dos mais acessíveis, atualmente. Inclusive, você nem precisa investir no equipamento para instalá-lo em sua residência, sabia?

Aproveite para entender como isso funciona! Serviços como a Assinatura de Energia Solar da Maya permitem que você contrate uma demanda de energia solar e pague mensalmente um valor que, sem dúvidas, pode sair mais em conta do que seguir dependendo da bandeira tarifária das concessionárias de energia elétrica.

consumo consciente de energia

Conclusão

O consumo consciente de energia é uma alternativa sustentável, econômica e produtiva para toda a cadeia social. Inclusive, temos uma solução incrível para garantir que você mude por completo a sua rotina por meio do serviço de energia por assinatura.

Fale conosco caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto e invista mais em consumo consciente de energia!